Património Natural

Integrada na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, a ilha é detentora de um património vulcanológico diversificado que inclui cavidades vulcânicas, grutas lávicas e algares. De salientar a Caldeira, a sudeste da ilha, que constitui uma das mais interessantes curiosidades geológicas dos Açores. Integrada na Rede Regional de Áreas Protegidas, no seu interior encontra-se a Furna do Enxofre, imponente caverna lávica, merecedora de destaque pelos seus valores biológicos, estéticos, científicos e culturais. Com origem no aquífero subjacente a esta furna temos águas termais que podem ser usufruídas nas Termas do Carapacho, localizada no lugar do Carapacho.

Também de referência ambiental e com elevada importância paisagística e natural são os ilhéus da ilha, por constituírem importantes habitats de nidificação para aves marinhas e áreas de descanso/passagem de aves migratórias. Destaca-se o Ilhéu da Praia, um dos maiores e com maior diversidade aves nidificantes dos Açores, tendo sido nele descoberto uma espécie endémica, o Painho-das-tempestades-de-monteiro (Oceanodroma monteiroi), que só ali nidifica.

Ao contrário da generalidade das outras ilhas dos Açores, as condições físicas da ilha Graciosa fizeram com que ela fosse carente de água, levando a população a desenvolver sistemas de captação e a criar estruturas de armazenamento peculiares e que justificam a sua relevância a nível do seu património construído, a designada “Arquitetura da Água”.

Com uma orla costeira acessível também conhecida pelo seu fundo marinho particularmente belo, a ilha Graciosa é reconhecida como “capital do mergulho dos Açores”.

Visualize o Parque Natural da ilha Graciosa no Google Earth [clique aqui]

Património Natural

No listings found.
Tours, Programas e Oportunidades...

Património Natural > Tours

http://www.exploregraciosa.com/ver-fazer/patrimonio/natural/
O que dizem sobre nós...

Graciosa: passeio pela pequena grande ilha dos Açores

Trabalhou com Fellini e Scorsese. Agora, salva o burro anão dos Açores

tsf.pt

E viva o alho! O da Graciosa, que é diferente e único

Açores têm uma ilha com a luz híbrida mais verde do mundo